quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atravessar portas pode nos fazer esquecer as coisas


Novo estudo da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, mostra que os lapsos de memória de objetos são causados pela travessia de portas. Por isso esquecemos o que vamos fazer em um lugar ao entrar nele

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame, em Indiana nos Estados Unidos, encontraram uma explicação para aquelas situações irritantes em que você vai a um lugar especificamente para fazer algo e ao entrar no ambiente se esquece o que era.

Os pesquisadores descobriram que esses lapsos de memória envolvendo objetos são causados pela travessia de portais. O autor do estudo, professor de psicologia Gabriel Radvansky, explica que entrar ou sair por uma porta serve como “limite de um evento” na mente, que separa episódios e atividades e os arquiva.


É por isso que se lembrar de uma decisão tomada ou atividade feita em uma sala diferente é complicado. Quando você passa pela porta e troca de ambiente, sua memória é compartimentada. O estudo foi publicado recentemente na revista Psychology Quarterly.

Estudos anteriores já mostraram que a memória é fortemente afetada por fatores ambientais. Informações que foram aprendidas em um determinado ambiente são recuperadas com mais facilidade se você estiver naquele mesmo contexto. Por isso é útil refazer os seus passos, por exemplo, quando você perde a chave.

Fonte: http://j.mp/tftR8K

Nenhum comentário:

Postar um comentário