quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Inseto robô


Equipes de resgate humanas poderão ser precedidas por "batedores" robóticos em áreas de acidentes.

Esta é a proposta de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Segundo eles, as equipes de pronto-atendimento poderão ser substituídas por robôs voadores, mais especificamente, por insetos ciborgues.

Para que isso seja possível, Khalil Najafi e Erkan Aktakka estão desenvolvendo formas de fazer com que os próprios insetos gerem a eletricidade necessária para alimentar os circuitos eletrônicos que eles deverão carregar.

"Com a colheita de energia, nós poderemos alimentar câmeras, microfones e outros sensores, além de equipamentos de comunicação, que o inseto poderá levar a bordo de uma pequena mochila," diz Najafi.

Devidamente equipados, eles poderão ser postos para sobrevoar as áreas de acidente, fazendo levantamentos iniciais para auxiliar as equipes de resgate.

Haverá também uma bateria, mas a ideia é converter o calor do corpo do inseto e os seus movimentos em eletricidade, usando materiais piezoelétricos e termoelétricos.

Os dois pesquisadores desenvolveram um nanogerador piezoelétrico em formato espiral, o que o torna capaz de maximizar a potência gerada por área.

Embora ainda não tenha sido testado, as asas poderão ainda ser recobertas com células solares flexíveis, aumentando a geração de energia quando o inseto resolver descansar.

Como a abordagem é bem menos frankensteiniana do que implantar um chip no cérebro de uma mariposa, não deverá ser difícil obter anuência dos órgãos de proteção aos animais.

Controlar o voo dos insetos também não parece ser um problema, o que já foi feito por uma equipe da Universidade de Berkeley...

Fonte: http://j.mp/vCcfNG

Você sabe onde estão seus seguidores do Twitter?




O site TweepsMap oferece um mapa interativo que mostra em qual país, estado e cidade estão seus seguidores. O site é interessante também para empresas porque mede a efetividade de campanhas no Twitter em diferentes localidades.

Saber onde se localizam seus seguidores não só mata a curiosidade, mas pode te ajudar a ver quão influente você é em diferentes países. É curioso também porque, às vezes, você passa a ter conhecimento de que tinha seguidores estrangeiros em seu Twitter.

Além disso, o site ofere um mapa interativo, no qual cada país, estado ou cidade representa um passarinho do Twitter. O lugar que tiver mais seguidores fica em vermelho, o que estiver em segundo fica em amarelo e os outros, azul.

A partir do zoom que se coloca em cada região, você pode ver em quais regiões estão seus seguidores. Assim, você tem um número exato de quantos seguidores há em diferentes cidades e estados. E você, onde estão seus seguidores?

Fonte: http://j.mp/w2qKSb

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atravessar portas pode nos fazer esquecer as coisas


Novo estudo da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, mostra que os lapsos de memória de objetos são causados pela travessia de portas. Por isso esquecemos o que vamos fazer em um lugar ao entrar nele

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame, em Indiana nos Estados Unidos, encontraram uma explicação para aquelas situações irritantes em que você vai a um lugar especificamente para fazer algo e ao entrar no ambiente se esquece o que era.

Os pesquisadores descobriram que esses lapsos de memória envolvendo objetos são causados pela travessia de portais. O autor do estudo, professor de psicologia Gabriel Radvansky, explica que entrar ou sair por uma porta serve como “limite de um evento” na mente, que separa episódios e atividades e os arquiva.


É por isso que se lembrar de uma decisão tomada ou atividade feita em uma sala diferente é complicado. Quando você passa pela porta e troca de ambiente, sua memória é compartimentada. O estudo foi publicado recentemente na revista Psychology Quarterly.

Estudos anteriores já mostraram que a memória é fortemente afetada por fatores ambientais. Informações que foram aprendidas em um determinado ambiente são recuperadas com mais facilidade se você estiver naquele mesmo contexto. Por isso é útil refazer os seus passos, por exemplo, quando você perde a chave.

Fonte: http://j.mp/tftR8K

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Polícia vai investigar Orkut de atirador do Rio



SÃO PAULO - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou hoje a quebra do sigilo eletrônico de Wellington Menezes de Oliveira, responsável pela morte de 13 crianças na semana passada em uma escola, em Realengo, no Rio de Janeiro.

A decisão da juíza Alessandra de Araújo Bilac obriga o Google a repassar informações de Oliveira para a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

O objetivo da investigação é encontrar possíveis colaboradores, diretos ou indiretos, de Wellington no crime. Para isso, os investigadores irão rastrear sua conta de e-mail e seu perfil no Orkut – rede social pertencente ao Google.

Antes de sair de casa para praticar o crime, Wellington incendiou seu computador em uma tentativa de destruir seus arquivos. A polícia trabalha agora tentando restaurar o HD.

Segundo a juíza, diante da gravidade dos fatos, “há a necessidade de vasculhar os vestígios virtuais junto à empresa Google do Brasil, para conseguir mais informações sobre Wellington, e quaisquer outras pessoas que tenham participado do fato e os motivos que o levaram a cometê-lo".

A juíza deu duas horas de prazo para o Google retornar as informações a partir do momento que receber a intimação.

Fonte: http://twurl.nl/c7fs53

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Empresa identifica vírus que ataca antivírus




SÃO PAULO – A empresa de segurança AVG descobriu uma nova forma de ataque malware, que utiliza um antivírus para se disseminar.

O novo tipo de malware utiliza o software antivírus Webshield, da chinesa Kingsoft, para se propagar.

O Webshield foi projetado para identificar phishing e sites contaminados e tem duas funções principais evitar brechas que os malware exploram: bloquear a página inicial do Internet Explorer e evitar que o mesmo seja alterado, e o redirecionamento de páginas.

De acordo com os pesquisadores da AVG Vírus Lab, o malware combina módulos da Kingsoft e utilizando seus componentes modifica os arquivos de configuração, como os da página inicial inserindo uma lista de URLs falsas.

Sendo assim, o usuário que tiver a máquina infectada, terá configurada a página inicial do seu browser como falsa, e, se tentar acessar os URLs listados no arquivo de configuração, o usuário será redirecionado para outras páginas, também falsas.

O malware é embalado no Nullsoft Install System-NSIS, script de instalação do software. O malware procura o processo denominado "KSWebShield.exe” que significa que o programa já está em execução. Se o encontrar, irá pará-lo e remover o serviço Kingsoft WebShield.

Após essa ação, o malware copia os módulos que precisa para um diretório. Assim, o malware irá instalar e executar o serviço Kingsoft WebShield, que estará maliciosamente configurado.

Para solucionar o problema, a empresa sugere utilizar um bom programa antivírus para fazer a varredura. Se a ferramenta do programa não o fizer automaticamente, é necessário desativar, através do painel de controle, o serviço "smes" e apagar os arquivos nos diretórios “C:Documents and SettingsAll UsersApplication Datasmes” e “C:Documents and SettingsAll UsersApplication Datakingsoftkws”.

Fonte:http://twurl.nl/8kp025

Anonymous anunciam ataques contra a Sony



SÃO PAULO – O grupo hacker Anonymous anunciou que irá iniciar uma série de ataques conta a fabricante Sony.

O grupo, conhecido por defender o WikiLeaks e gerar ataques contra grandes corporações como a Visa, afirmou em comunicado que irá voltar suas atenções para a Sony.

A motivação do grupo ocorre devido ao processo judicial movido pela empresa contra o hacker George Hotz (GeoHot), responsável por destravar o PlayStation 3 e por ter divulgado os códigos para o desbloqueio.

O grupo não deu detalhes do que pretende realizar contra a Sony, porém os ataques dos Anonymous costumam ser através de técnicas de negação de serviço (DDoS), que ao realizar acessos simultâneos faz com que a página da web atingida fique fora do ar.

“Parabéns, Sony. Você acaba de receber a atenção integral do Anonymous. Suas recentes ações legais contra nossos companheiros hackers não apenas nos alarmou, mas foi considerada totalmente imperdoável. [...]Suas práticas corruptas de negócios indicam uma filosofia corporativa que nega ao consumidor o direito de usar os produtos que eles pagaram, e adquiriram legalmente, da maneira como preferirem”, afirma o comunicado.

Fonte: http://twurl.nl/jcz0wr

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Folha de S.Paulo demite jornalistas por tuítes




SÃO PAULO - A Folha de S.Paulo demitiu dois jornalistas na semana passada por uso indevido do Twitter.

O editor-assistente de política do jornal, Alec Duarte, e a repórter do Agora SP, Carol Rocha, trocaram mensagens sobre a morte do ex-vice-presidente José Alencar por meio da rede social no último dia 29.

"Nunca um obituário esteve tão pronto. É só apertar o botão”, escreveu Duarte, fazendo referência à prática das redações de deixar material preparado sobre pessoas com risco de morte elevado.

"Mas na Folha.com nada ainda... esqueceram de apertar o botão. rs", respondeu a repórter.

"Ah sim, a melhor orientação ever. O último a dar qualquer morte. É o preço por um erro gravíssimo", completou o editor, fazendo referência ao episódio quando o jornal noticiou erroneamente a morte do ex-senador Romeu Tuma, em 2010.

Em seu blog, Carol publicou uma cópia do e-mail que ela enviou a ombudsman do jornal, Suzana Singer, após a sua demissão.

“Estou sendo bem honesta quando digo que não entendi o que pode ter de tão grave naquelas três postagens, para culminar com a minha demissão e também do meu amigo, Alec. As mensagens não tiveram repercussão nenhuma, com exceção da sua crítica. Ninguém retuitou, nenhum leitor se sentiu ofendido”, escreveu ela, fazendo referência à coluna da ombudsman que abordou o assunto.

A coluna de ontem da ombudsman também abordou o assunto. De acordo com o texto, “o repórter é seguido, curtido, recomendado, também como um representante do lugar em que trabalha. Em um comunicado de 2009, que merece ser atualizado, a chefia da Redação lembrava que todos devem seguir os princípios do projeto editorial quando estiverem on-line”.

Fonte: <a href="http://twurl.nl/66yye3">http://twurl.nl/66yye3</a>

Vivo anuncia plano mensal para internet móvel


SÃO PAULO – A operadora Vivo anunciou um plano pós-pago para acessar internet móvel em desktops e notebooks.

O novo plano terá mensalidade de R$ 29,90 para os pen modems, e para o primeiro mês o usuário terá desconto de 50% nesse valor.

Neste plano o usuário irá navegar em velocidade máxima de 1Mbps com até 150MB de tráfego. Se estiver próximo de atingir a franquia contratada, o usuários poderá optar por reduzir a velocidade ou manter o padrão 3G e pagar tarifas avulsas de uso.

A Vivo também disponibilizou um segundo plano, com 250MB de tráfego, com mensalidades de R$ 49,90.

Fonte: http://twurl.nl/0ho4mt

Vagas de emprego em TI encalham. Saiba por que


SÃO PAULO – Está sobrando vaga de emprego em TI. As próprias empresas confirmam a fartura de posições no setor e reclamam por não achar quem as preencha. Alegam falta de qualificação, mas há outras razões.

Profissionais da área questionam os salários oferecidos pelas companhias. Consideram os valores muito baixos e incompatíveis com as muitas exigências feitas pelas companhias em termos de qualificação.

Essa falta de acordo sobre salário entre empregadores e candidatos é o grande conflito vivido atualmente pelo setor.

Há relatos de propostas de trabalho cujas remunerações sequer chegam a R$ 2 mil, valor baixíssimo para um segmento conhecido por pagar melhores salários do que ocorre em outras carreiras. O resultado é que muitos preferem realizar trabalhos como freelance à espera de melhores propostas de trabalho com registro em carteira (CLT).

No entanto, as grandes empresas de tecnologia do país negam que remunerem mal seus colaboradores de TI. Alegam oferecer valores compatíveis com o mercado.

Rodolfo Eschenbach, líder da área de gestão de talentos da Accenture, considera exagerados os salários pedidos e questiona a mentalidade dos profissionais de TI, segundo ele muito imediatista. “Está acontecendo uma inflação de salários, com o pessoal pedindo [valores] 20% acima da média. Pensam no curto prazo. Querem ganhar dinheiro e não pensam em construir algo no futuro. A Accenture procura pessoas com potencial e que queiram desenvolver as suas carreiras na empresa”.

Eschenbach diz que a companhia possui diversas vagas em aberto, mas enfrenta dificuldade para contratar no modelo tradicional, razão pela qual tem investido em algumas iniciativas, como o programa "Traga seus Amigos". Por meio dele, os próprios funcionários da Accenture fazem indicações de profissionais em troca de um bônus (cujo porcentual não é revelado) em seus vencimentos. Segundo a empresa, dependendo da área, uma indicação bem sucedida pode render até um salário adicional.

De acordo com Eschenbach, o prêmio é pago quando o indicado completa três meses na companhia

“O programa já existia, mas recentemente nós o revitalizamos com um aumento na bonificação. Tem sido grande fonte de recrutamento. É ótimo porque um funcionário nosso sabe exatamente como funciona o dia-a-dia da empresa, portanto tem facilidade para encontrar gente que se enquadre à cultura e aos valores da companhia. Acaba trazendo gente competente”, explica.

Marco Stefanini, fundador e presidente da Stefanini It Solutions, outro a confirmar a dificuldade do setor para preencher postos na área de tecnologia, chama atenção para outro aspecto, além da divergência salarial, que é o menor interesse dos estudantes pela carreira na área de Exatas. “Notamos que os estudantes têm preferido a área de Humanas às Ciências Exatas. Com isso, a oferta de profissionais é menor e dá mais trabalho para contratar. Muitas vezes, a empresa não consegue pagar salários altos, mas essa é uma dificuldade do setor, então o mercado acaba se auto-regulando”, afirma.

Veronika Falconer, diretora de RH da CPM Braxis Capgeminiz, aponta a escassez de profissionais qualificados e a grande concorrência pelos melhores talentos como os principais entraves na hora de contratar. “Atualmente, o mercado de TI vem crescendo de maneira impressionante. Por consequência, surgem várias oportunidades de trabalho para os profissionais. A concorrência pela busca dos melhores talentos é grande, o que dificulta o preenchimento das vagas”.

Veronika também chama atenção para a fuga de profissionais do modelo tradicional com carteira assinada. “Há gente na área que prefere trabalhar pelo modelo de subcontratação. Como a CPM Braxis Capgemini trabalha somente no modelo de CLT, em alguns casos temos dificuldades para trazer esses profissionais”, conta.


Carreira supervalorizada


Veronika discorda que as exigências em termos de qualificação por parte das empresas sejam altas para os salários que elas oferecem. “Tenho observado um movimento inverso. Os profissionais é que estão exigindo remunerações cada vez maiores, mesmo com pouco tempo de experiência. Isso acontece devido ao aumento crescente das oportunidades e os profissionais têm se valorizado cada vez mais”, diz ela.

“Muitos são beneficiados com a supervalorização de seus passes. Mas não podemos alimentar essa supervalorização sem saber do que eles são capazes”, concorda Michael Wimert, presidente da Elucid, empresa da área de tecnologia focada no setor elétrico, que também reclama do nível dos candidatos. “A falta de profissionais qualificados no mercado gera uma verdadeira guerra entre as empresas para conseguir contratar os melhores, que são aqueles que poderão lidar com os grandes projetos de TI. Consultores funcionais de ERP, por exemplo, costumam ter propostas de salário bem altas”.

Maria de Fátima Albuquerque, diretora de Recursos Humanos da Totvs, reclama da formação do profissional de TI nas universidades. “Nesse setor, acredito que as escolas estão formando gente cada vez menos especialista. As empresas precisam da educação formal mais sólida e minimamente especializada no que tange a linguagens e conceitos de programação e regras de negócios, por exemplo. O foco nos custos de pessoal é fator crítico do sucesso de empresas. Temos procurado contornar o conflito entre exigências e salários com investimentos em processos melhores de formação interna”, revela.

A diretora de RH da Totvs considera um erro estratégico do profissional com a própria carreira ao exigir uma remuneração fora da realidade do mercado. “Pedir salários mais altos do que os praticados pelas empresas do setor deixa o candidato fora de qualquer processo”, enfatiza Maria de Fátima.

“Os profissionais deveriam pensar de modo estratégico em sua carreira, evitando pular de emprego em emprego por pequenas diferenças salariais. Compatibilizar aprendizado, experiência em projetos e problemas complexos é mais importante do que remuneração. É através da sólida construção de competências e da especialização que o profissional se torna mais atrativo para as empresas e, naturalmente, seu talento é reconhecido e sua remuneração aumenta”, pondera Rafael Sampaio, CEO da empresa de Segurança da Informação, Future Security.

De forma a minimizar o problema da dificuldade em conseguir pessoal de TI, Veronika explica que a CPM Braxis procura investir na contratação e formação de jovens estagiários. “A empresa tem uma estratégia de formação de profissionais na base da pirâmide. Por meio de um forte programa de estágio, buscamos os melhores estudantes nas faculdades e os capacitamos com treinamentos técnicos e comportamentais. Nós os formamos ‘dentro de casa’, com a cultura e valores da empresa e com uma visibilidade de carreira na própria companhia”, esclarece.

Para os profissionais conseguirem se recolocar rapidamente, Veronika sugere que se mantenham constantemente atualizados, participem de congressos, palestras para troca de informações e networking, além de buscar o aperfeiçoamento em idiomas, principalmente o inglês. “Também devem manter os seus currículos atualizados em sites de TI e em redes sociais, como o LinkedIn, que são ferramentas bastante utilizadas pelos profissionais de recrutamento de empresas de TI”, recomenda.

“Estar bem atualizado e ter uma especialização podem fazer a diferença, mas também é preciso ter uma visão de longo prazo na relação com a empresa. Um currículo que espelhe uma constante troca de empregos demonstra pouca maturidade”, acrescenta a diretora de RH da Totvs.

GVT investe em plano de carreira

Para a GVT, operadora de banda larga que mais cresceu no país em 2010 e segunda que mais avançou em telefonia fixa, segundo dados da consultoria Teleco, a dificuldade de contratar profissionais de TI no Brasil pode ser minimizada não só com a oferta de melhores salários, mas também com outros atrativos para o crescimento do profissional.

“Oferecemos a nossos colaboradores um plano de carreira sólido por meio de permanente treinamento no país, a possibilidade de vivenciar experiências internacionais via cursos e projetos cooperados, participação em projetos inovadores, ambiente de trabalho agradável e uma maior proximidade com os seus gestores. Com isso, além de conseguirmos manter o nosso quadro por muito mais tempo, atraímos novos talentos”, explica George Bettini, gerente de Recursos Humanos da empresa.

“Uma das áreas onde encontramos mais dificuldade é a de administrador de Banco de Dados (DBA). Tudo é uma questão de custo x benefício. Em vagas de gestão, por exemplo, encontramos pessoas com liderança técnica bem desenvolvida, porém com perfil comportamental de gestão em desenvolvimento. Em casos assim, temos que decidir entre contratar e treiná-los em gestão ou continuar as buscas”, conta.

Sobre os motivos que levam os profissionais a pleitearem salários mais altos, Bettini concorda com a diretora de RH da CPM Braxis. “É uma realidade da área. O mercado está disputando muito os profissionais de TI e, sendo a procura maior que a oferta, os preços sobem. Existe opção de escolha para o candidato, algo que em tempos anteriores não acontecia com freqüência”, avalia o gerente de Recursos Humanos da operadora.

Para ele, sempre haverá uma discordância entre as partes quando o assunto é remuneração e a maneira como lidar com a situação dependerá da necessidade de cada empresa. “Uma mesma posição pode ser estratégica para uma companhia, mas nem tanto para outra. O nível de exigência x expectativa salarial será guiado conforme o nível de criticidade da posição para o negócio da companhia e qual o retorno esperado para essa posição. Na GVT, antes de qualquer contratação, analisamos detalhadamente o nosso quadro salarial para que seja mantido o equilíbrio dos entrantes em relação aos colaboradores existentes”, diz.

Discussões salariais à parte, Bettini acredita não haver qualquer dificuldade para que os bons profissionais de TI consigam boas oportunidades de emprego. Segundo ele, sempre haverá espaço para gente qualificada, mas faz um alerta: “é fundamental estar aberto à mobilidade do setor. Além disso, para crescer em uma empresa é preciso realmente aumentar o conhecimento. As boas empresas reconhecem os bons profissionais”, finaliza.

Fonte: http://twurl.nl/lk5ugo

Netbooks com Chrome OS chegam este ano




SÃO PAULO – Os primeiros computadores portáteis rodando o sistema operacional Chrome OS devem chegar na metade deste ano ao mercado.

De acordo com os sites Pocket-limt e Digitimes, as fabricantes Acer, Asustek, Sony e Samsung já estariam preparando modelos de netbooks com telas de 10 a 12 polegadas e equipados com processador Tegra ou Intel, que rodariam o novo sistema do Google.

Os primeiros modelos devem custar em torno de U$S 300, para não competir com os tablets. O lançamento dessas máquinas deve ocorrer durante a feira de eletrônicos em Taiwan, que acontecerá entre os dias 31 de maio e 4 de junho.

Cogita-se também a possibilidade de alguns desses netbooks rodarem outro sistema operacional além do Chrome OS, como forma de evitar vendas baixas por conta de um sistema desconhecido.

O Google liberou o código fonte do projeto em 2009, quando ainda se chamava Chromium OS. Em dezembro de 2010 a empresa lançou um programa de testes com um notebook sem marca trazendo o novo sistema Chrome OS e enviado para um seleto grupo de pessoas.

O modelo, chamado de CR-48, trazia conexão 3G, Wi-Fi, tela de 12,1 polegadas e câmera integrada. O Chrome OS baseia-se em um sistema baseado nas nuvens, onde os arquivos serão armazenados e acessados. Mas para especialistas a escolha pelos netbooks pode não ser o plano ideal para o Google, uma vez que os tablets são os dispositivos do momento no mercado.

Fonte: http://twurl.nl/kq4hdc

quarta-feira, 30 de março de 2011

Estônia recebe primeiro orelhão com Skype

SÃO PAULO – O Skype inaugurou seu primeiro orelhão dedicado ao serviço, no aeroporto de Tallinn, na Estônia.

Os usuários poderão realizar chamadas de vídeo pelo serviço e ligações para linhas fixas e móveis. O aparelho foi implantado no local pela empresa Enterprise Estonia, que pretende levar o serviço para além dos dispositivos móveis e compuatdores.

A cabine irá funcionar similarmente ao programa para computadores, utilizando os contatos do usuários, bem como os créditos adquiridos para efetuar ligações telefônicas.


O orelhão terá um sensor para ativar o serviço quando o usuário entrar na cabine. Uma tela de 22 polegadas com uma câmera completa a interface de comunicação da plataforma.

O Skype, criado por desenvolvedores estonianos em 2003, é um dos serviços de comunicação online mais populares do mundo, possuindo mais de 663 milhões de usuários.

Fonte: http://twurl.nl/wfuh46

sexta-feira, 18 de março de 2011

Tim não vai cobrar ligações para o Japão




SÃO PAULO – Por causa das recentes tragédias do Japão, a operadora TIM decidiu não cobrar dos clientes pelas ligações feitas ao país.

O benefício, que funciona nos celulares pós e pré-pagos, começa a valer a partir do próximo dia 20 (domingo) e termina no dia 31 de março. Mas para não ter a ligação tarifada, o usuário terá que usar, obrigatoriamente, o código 41 da TIM na chamada DDI.

As ligações feitas a partir do telefone fixo com o código DDI da TIM também terão custo zero.

De acordo com a TIM, as ligações para qualquer cidade japonesa serão gratuitas independentemente do tempo de conversa e do horário da ligação. Não é necessário cadastro ou contratação de planos adicionais para usufruir do benefício.

Telefônica reduz preços

A Telefônica, que viu aumentar em 10 vezes o volume de ligações para o Japão nos últimos dias, também reduziu o valor das chamadas para o país.

Agora, a operadora cobra R$ 0,10 o minuto da ligação de fixo para fixo – antes da tragédia, o preço era de R$ 2. Já as ligações para os telefones celulares do Japão foram reduzidas para R$ 0,70 o minuto

Fonte: http://twurl.nl/73r27p

Super lua cheia será a maior em 18 anos


SÃO PAULO – Se você está planejando um jantar romântico, o próximo sábado pode fornecer as condições ideais para sua noite: uma super lua cheia estará no céu.

No dia 19 de março ocorre um fenômeno conhecido como super “lua perigeu” – algo que só acontece a cada 18 anos. O resultado é que, ao nascer no leste, nosso satélite natural estará maior e mais brilhante do que o normal.

As luas cheias variam de tamanho por causa de sua órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado (chamado perigeu) cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que o outro (apogeu). Para um observador no planeta, as luas perigeu ficam 14% maiores e 30% mais brilhantes do que a apogeu.

No dia 19 de março, a Lua estará em seu perigeu máximo – 356.577 km de distância. A proximidade é beneficiada por outra coincidência: para a maior parte do ocidente, ela surge no horizonte menos de uma hora após o perigeu. Esse fenômeno aconteceu pela última vez em março de 1993.

Essa proximidade da Lua pode aumentar um pouco as marés, mas não há com o que se preocupar: as variações serão de apenas alguns centímetros a mais do que o normal. A Nasa ainda alerta: ao contrário do que alguns boatos que circularam na internet dizem, as luas perigeu não disparam desastres naturais.

E para quem quer tirar belas fotos, outra dica da Nasa: o melhor momento para observar a lua é quando ela ainda está perto do horizonte. Em contraste com árvores e prédios, ela parecerá ainda maior.

Fonte: http://twurl.nl/m8iu3y

terça-feira, 8 de março de 2011

Reclamação de e-commerce cresce 79% no país


SÃO PAULO – O PROCON-SP anunciou hoje dados sobre registro de reclamações contra serviços de comércio eletrônico e entrega de produtos.

De acordo com a instituição, de novembro de 2010 a janeiro deste ano foram registradas 4838 queixas sobre entrega de produtos e serviços, um aumento de 79% em relação ao mesmo período anterior.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Brasileiros criam chip com tecnologia inédita



SÃO PAULO - Pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) começaram a ingressar em uma área até então dominada no Brasil por cientistas situados nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

No início de janeiro eles concluíram o desenvolvimento do primeiro chip (circuito integrado) projetado e implementado no Mato Grosso do Sul.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Jobs apresenta o iPad 2, mais rápido, mais fino e com duas câmeras



O presidente da Apple, Steve Jobs, reapareceu publicamente nesta quarta-feira (2) no anúncio da nova versão do iPad. Batizado de iPad 2, o aparelho foi mostrado, em San Francisco,nos Estados Unidos. Jobs se afastou do comando da companhia desde 17 de janeiro, por conta de um problema de saúde.

Wikileaks e a Internet são indicados ao Prêmio Nobel


OSLO - O site WikiLeaks, a Internet e uma ativista russa de direitos humanos estão na lista de indicados para o Prêmio Nobel da Paz de 2011, que tem um recorde de 241 nomeações neste ano.


terça-feira, 1 de março de 2011

Aeroporto de Guarulhos ganhará estacionamento High-Tech



SÃO PAULO - O aeroporto de Guarulhos vai ganhar um novo estacionamento baseado em andares, dividido em plataformas móveis e interligado por elevadores. O novo estacionamento será construído no mesmo lugar onde fica o pátio atual.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Não temos plano B, C ou Z. Apostamos nosso futuro nesse acordo com a Microsoft"

Para Niklas Savander, o Meego "não nos permitiria ter um portifólio de produtos amplo o suficiente em um espaço curto de tempo".

"Não temos plano B, C ou Z. Apostamos nosso futuro nesse acordo com a Microsoft". Foi assim que o VP de operações Niklas Savander definiu o quão importante é o negócio fechado entre a fabricante finlandesa e a companhia de Redmond.

Em encontro com jornalistas em São Paulo nesta quinta (24), Savander também disse que a empresa continuará investindo forte no Symbian ("ele será revitalizado"), e que a questão da plataforma não é relevante para a imensa maioria dos consumidores. "Apenas 0,75% dos clientes questionam o sistema operacional do aparelho na hora da compra", afirma. “Para o consumidor, a questao do custo/benefício,confiança na marca e aplicativos na linguagem local são fatores cruciais, e não foram afetados pelo acordo”, argumenta Savander.

Dentro da plataforma Symbian, por exemplo, serão lançados três celulares com suporte a dois chips (SIM card), uma febre no mercado de modelos mais simples.

E o Meego, até então a grande cartada? Segundo Savander, o sistema operacional desenvolvido em parceria com a Intel não foi completamente abandonado. "Lançaremos um produto com o Meego no futuro (não se sabe quando) e aí veremos o que fazer depois", afirma. Para ele, o Meego "não nos permitiria ter um portifólio de produtos amplo o suficiente em um espaço curto de tempo".

WP7 by Nokia
De acordo com o executivo, o trunfo dos futuros Nokias Windows Phones será a personalização do software, com a inserção de serviços como a loja de aplicativos Ovi e o elogiado Ovi Maps. "Temos um vasto leque de coisas que podemos fazer no WP7. O acordo nos permitirá fazer algo diferente", disse.

Essa possibilidade, aliás, foi apontada por Savander como um dos motivos para a escolha do WP7 em vez do Android. "O ecossistema do Android roda nos termos do Google. se fôssemos para ele, abriríamos mão de adicionar valor. E isso o acordo com a Microsoft nos permite", disse.

No entanto, o futuro de serviços como o Messaging (a plataforma de e-mails) e o Ovi Music está na berlinda. "Teremos de negociar com a Microsoft", reconheceu.

O acordo permite que a Nokia trabalhe com a MS para sugerir versões do WP7 com hardwares diferentes do padrão Snapdragon 1 GHz/tela de 4 polegadas/3 botões imposto atualmente. "Para massificar a plataforma, é preciso que sejam criados modelos mais baratos", disse Almir Narcizo, presidente da empresa no Brasil, também presente à coletiva.

Sobre as críticas ao acordo, Savander foi incisivo. "O tempo irá provar o quanto ele foi bom para a Nokia. A Microsoft agora depende de nós em relação aos serviços de localização, que serão essenciais no futuro", afirma.

Brasil prestigiado
Apesar do bombardeio de perguntas sobre o acordo, o motivo principal do encontro com a imprensa foram mudanças na estrutura da organização. A empresa decidiu centralizar o comando dos negócios para América Latina em São Paulo. A sede anterior, em Miami, ficou com os negócios da Venezuela, Caribe e América Central.

"Queremos estar mais próximos dos consumidores, por isso faz sentido vir para o maior mercado da região", disse o presidente da Nokia para a AL, Olivier Puech, que também está se mudando para o país".

"O Brasil é um benchmarking de tudo o que fazemos na America Latina e usamos os exemplos daqui para toda a região", afirmou. "Queremos nos tornar mais relevantes aqui nos aproximando de desenvolvedores locais".

Segundo Narcizo, a promoção do Brasil à sede da empresa na América Latina também irá abrir vagas, mas ele não precisou quantas.

MS disponibiliza atualização para Windows 7

SÃO PAULO – A Microsoft liberou para download o primeiro pacote de atualização, Service Pack 1 (SP1), para o sistema operacional Windows 7.

O SP1 irá corrigir falhas, estabilidade e problemas de segurança identificados no sistema e promete melhorar o desempenho do PC.

Entre as correções está a falha que atingia dispositivos de áudio ligados via HDMI e que paravam de funcionar quando o computador era reiniciado. Também conserta a impressão de documentos na extensão XPS e a restauração de pastas no login, que agora serão organizadas como o usuário configurar.

A Microsoft recomenda que antes de efetuar a atualização, o usuário faça backup de seus arquivos.

Fonte: http://twurl.nl/qj1wn2

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Chinês morre depois de jogar três dias sem parar em cibercafé


Um homem morreu na China depois de ter passado três dias seguidos jogando em um cibercafé da região de Pequim, sem dormir e praticamente sem comer, informa a imprensa local.




O homem, com idade por volta de 30 anos, entrou em coma quando estava no cibercafé e foi levado para uma clínica, mas a equipe médica não conseguiu reanimá-lo, destaca o jornal Beijing Times.
O fato demonstra o fenômeno da dependência dos jogos eletrônicos, que afeta 33 milhões de adolescentes na China. Em um mês, a vítima gastou mais de 10.000 yuanes (US$ 1.515) em jogos virtuais. Ele praticamente não levantou da cadeira em 72 horas, segundo a imprensa.

Um homem morreu na China depois de ter passado três dias seguidos jogando em um cibercafé da região de Pequim, sem dormir e praticamente sem comer, informa a imprensa local.
O homem, com idade por volta de 30 anos, entrou em coma quando estava no cibercafé e foi levado para uma clínica, mas a equipe médica não conseguiu reanimá-lo, destaca o jornal Beijing Times.
O fato demonstra o fenômeno da dependência dos jogos eletrônicos, que afeta 33 milhões de adolescentes na China. Em um mês, a vítima gastou mais de 10.000 yuanes (US$ 1.515) em jogos virtuais. Ele praticamente não levantou da cadeira em 72 horas, segundo a imprensa.

Fonte: http://twurl.nl/1wfvp2

Facebook registra escritório brasileiro em SP

SÃO PAULO - Um registro na Junta Comercial de São Paulo indica que o Facebook está prestes a abrir uma operação local de venda de publicidade online no Brasil.




De acordo com documento na JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), uma sociedade limitada com o nome “Facebook Serviços Online do Brasil” foi registrada há exatamente uma semana e tem como sócios a Global Holding I, com valor um real de participação na sociedade e Facebook Global Honding II, com valor de R$ 999,999 mil reais. A Global Holding dois, diz o documento, tem sede em Palo Alto, nos Estados Unidos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Egípcio batiza filha com nome de Facebook

SÃO PAULO – Um homem egípcio batizou sua filha de Facebook como forma de homenagear a rede social e o seu papel na revolução promovida no país nas últimas semanas.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nuvem nas pequenas empresas pode reduzir CO2 em até 90%


Constatação é de estudo da Accenture encomendada pela Microsoft que comparou o processamento das aplicações no ambiente convencional e em cloud.

Organizações que transferem aplicações de negócios para nuvem podem reduzir entre 30% a 90% os gastos com energia elétrica e a emissão de gás carbono (CO2) por usuário. A revelação é de um estudo global realizado pela Accenture e WSP Environment & Energy (E&E), encomendado pela Microsoft.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Concurso Doodle4Google exibe vencedor na homepage

Concurso realizado ano passado exibe obras de crianças entre 6 e 15 anos na homepage do Google.
O Google exibe hoje em sua página o doodle criado por uma estudante brasileira para o concurso Doodle4Google, que incentivou crianças entre 6 e 15 anos de idade a reproduzir a marca da empresa usando a imaginação.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Game Golaço opõe rivais Orkut e Facebook

SÃO PAULO - A desenvolvedora brasileira de TI, O2 Games, lançou o Golaço, game para redes sociais.

Transforme seu notebook em um roteador


Se você usa o Windows 7 (exceto na versão Starter) pode transformar seu notebook num ponto de acesso Wi-Fi. Ou seja, outras máquinas podem se conectar à web por meio de seu PC-roteador. Esse recurso é útil, por exemplo, para compartilhar a conexão 3G do notebook com outros dispositivos Wi-Fi. Para isso, você pode usar um aplicativo chamado Connectify, que emprega os recursos de Wi-Fi do notebook e o transforma num roteador sem fio.

Nokia e MS anunciam novo ecossistema móvel


SÃO PAULO – A fabricante Nokia e a Microsoft anunciaram hoje uma ampla parceria para a criação e desenvolvimento de produtos e sistemas móveis, que promete tirar a liderança da Apple e do Google no mercado de dispositivos e sistemas móveis.

Google põe robô para cantar sucessos!


SÃO PAULO - Já imaginou a moça que empresta a voz ao Google Translate cantando hits como Meteoro da Paixão, de Luan Santana, ou Poker Face, de Lady Gaga.

Como fazer bons Negócios nas Redes Sociais?


SÃO PAULO – Muitas empresas estão na internet, mas quando se trata de saber usar a web para lucrar, apenas uma minoria delas é capaz de fazê-lo. A maioria peca por não saber conquistar o público.
A estratégia de lançar um produto ou uma promoção para ganhar mais “seguidores” é uma das ações mais comuns adotadas pelas companhias nas redes sociais. O objetivo é conquistar o cliente, aquele que vai gastar consumindo uma marca.

Quanta informação há no mundo?



Segundo o estudo, 2002 deve ser considerado o ano do verdadeiro início da era digital, por ter sido o primeiro ano em que a capacidade total de armazenamento digital superou a capacidade de armazenamento analógica.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Monopoly Live

Um banco imobiliário com uma torre que joga os dados e conta o dinheiro para você!

Recordar é viver. Muitos de nós temos em nossa mente a lembrança das tardes de domingo jogando Banco Imobiliário, um jogo cujo objetivo era ser bem sucedido financeiramente, através de atividades de compra e venda de imóveis, empresas de prestação de serviços, como água, luz e transportes. É claro que, como na vida real, você precisa contar com a sorte de ter seus lucros dobrados (ou que alguém caia em alguma de suas propriedades, e você lucre muito com isso), e evitar a falta de sorte de ser conduzido à prisão (sem nenhum motivo aparente), ou de você cair em um hotel com uma diária muito cara.



A grande novidade dessa nova versão é que ele conta com essa torre vermelha no centro do tabuleiro, que funciona via controles infra-vermelho, que é uma espécie de “banco eletrônico”, rolando os dados e contando o dinheiro dos jogadores, garantindo assim que as “pequenas pilantragens” que a gente fazia com nossos amigos não aconteçam mais.

Pela sua nova estrutura, como ele se encarrega de rolar os dados, ele faz o controle de quantas casas o jogador deve andar, evitando os “equívocos” que acontecem durante uma partida mais animada. Além disso, ele se encarrega da contagem de dinheiro de cada jogador, evitando assim que jogadores peguem “empréstimos não identificados” com o banco, tornando o jogo mais justo. As demais regras básicas do jogo permanecem intactas. Essa combinação traz a diversão do passado, com a tecnologia do presente, deixando uma lição de futuro para as crianças de hoje: “aprendam como funciona o mundo capitalista, mas sem trapacear”.

O Monopoly Live será lançado em breve, com preço de US$ 50.

Fonte: http://twurl.nl/8qt0fu

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Memória universal pode substituir flash e RAM

Esta unidade de memória "unificada" é capaz de desempenhar o papel tanto das memórias não voláteis, de armazenamento, quanto da memória RAM, que é volátil mas muito mais rápida.[Imagem: NCSU]
Memória universal

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo componente eletrônico que promete transformar os diversos tipos de memórias usadas pelos computadores em uma memória única.

A equipe do Dr. Paulo Franzon afirma ter juntado em um único dispositivo as capacidades e vantagens das memórias de armazenamento - como o HD ou o pendrive - e da memória de trabalho - a memória RAM.

"Nós inventamos um novo dispositivo que pode revolucionar a memória dos computadores," disse o Dr. Franzon.

Além de permitir que os computadores deem o boot de forma quase instantânea, essa memória híbrida tem o potencial para permitir uma grande economia de energia, principalmente nos data-centers, que poderão desligar partes dos sistemas de armazenamento e processamento sem sacrificar o desempenho e sem perder a capacidade de atender rapidamente aos picos de demanda.

Tipos de memória
Tradicionalmente há dois tipos distintos de componentes que são igualmente conhecidos como "memória do computador".

Os discos rígidos, ou os cartões de memória flash, são tecnologias de armazenamento persistente, o que significa que elas guardam informações por longos períodos de tempo, informações essas que não são perdidas quando a energia é desligada. Por isso elas são chamadas de dispositivos não-voláteis.

O grande inconveniente das memórias de armazenamento é que elas são muito lentas em comparação com o outro tipo de memória, a memória RAM, onde os dados são processados.

Por sua vez, embora deixem os computadores muito rápidos, a memória RAM é volátil, ou seja, ela perde os dados assim que o computador é desligado.

Quando você liga novamente o computador, tem que ficar esperando todas as informações serem lidas de novo do "lento" disco rígido. É por isso que o boot demora tanto.

Os pesquisadores agora criaram um componente híbrido, capaz de executar tanto as operações típicas das memórias voláteis quanto das não voláteis.

Desta forma, esse componente "unificado" serve tanto para o armazenamento quanto para a memória principal, criando uma espécie de memória universal.

Tecnicamente, ele é chamado de transístor de efeito de campo (FET) de dupla porta flutuante.

"A memória não-volátil usada hoje em dispositivos de armazenamento de dados tem uma única porta flutuante, e armazena carga nessa porta flutuante para representar um 1 ou um 0 - um bit de informação.

"Usando duas portas flutuantes, nosso transístor pode armazenar um bit no modo não-volátil e/ou pode armazenar um bit em um modo volátil, mais rápido - como a memória principal normal no computador," explica Franzon.

Velocidade
Os transistores FET de porta flutuante - de uma única porta flutuante - são a base das memórias flash atuais. Como usam altas voltagens para funcionar, seu ciclo operacional é bastante baixo, deixando de operar depois de cerca de 10.000 ciclos de leitura e escrita.

A nova memória têm potencial real para substituir essa tecnologia, sobretudo porque usa tensões muito mais baixas. Segundo os pesquisadores, sua velocidade de operação é tão elevada quanto a das memórias DRAM, com uma taxa de atualização de 16 milissegundos.

Contudo, apesar da tendência de lançamento de computadores dotados de memória sólida - flash em substituição aos HDs - serão necessários mais testes para verificar se a nova memória universal seria adequad para substituir os discos rígidos, que usam uma tecnologia diferente e que são mais rápidos do que as memórias flash comuns.

Os cientistas agora estão submetendo sua memória universal a testes de desempenho, para verificar se o delicado empilhamento de camadas não degrada com o uso.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

#CPBR4 "Deus 'quer' wi-fi grátis, onipresente e sem senha" - MadDog

Foto: Daigo Oliva/G1

Uma das figuras mais importantes do movimento que defende o uso de software livre participou da Campus Party 2011 nesta quarta-feira (19) para convencer as pessoas loucas por tecnologia a usarem seu conhecimento para ajudar os outros. Jon Hall, que há anos luta para se livrar do apelido "Maddog" (em inglês, "cachorro louco"), defendeu ainda a distribuição gratuita de internet via wi-fi nos grandes centros urbanos.

“Internet sem fio livre, que não precisa de senha e nem de termos. Foi assim que Deus entendeu que a internet deveria ser”, afirmou o atual diretor-executivo da Linux International. No evento, Hall voltou a falar no Projeto Cauã, apresentado em julho de 2010 na última Feira Internacional do Software Livre (fisl) em Porto Alegre. O projeto tem como objetivo criar computadores simples e baratos, conhecidos com "thin clients", para democratizar o acesso à informação.

“Eu fui vendedor de sistemas de computação para levar os PCs para as pessoas. Mas vocês são muito ‘geek’. Vocês ficam tão focados na tecnologia que se esquecem de algumas coisas, como tomar banho”, brincou Hall.

Durante a palestra, ele explicou como é possível ser um empreendedor e fazer dinheiro usando hardware e software livres. “No Brasil, a internet não está tão longe das pessoas que não tem acesso. Eu quero mostrar como todo mundo pode ter internet”, disse.

Segundo "Maddog", essas pessoas poderiam usar dispositivos de acesso baratos e buscar informação e treinamento para conseguir um novo emprego. “Eu quero criar milhões de empregos, criar computadores mais sustentáveis e fáceis de usar. Nós achamos fáceis porque somos ‘geeks’ e gostamos de sofrer”.

Fonte: http://twurl.nl/cnsjqk

Game feito por garoto de 14 anos tem 2 milhões de downloads na App Store

Bubble Ball para iPhone, desenvolvido pelo jovem norte-americano Robert Nay, atualmente na 8ª série, é o programa gratuito mais baixado.

Um jogo criado por um garoto norte-americano de apenas 14 anos é a nova febre na App Store.  Segundo informações do site da ABC, nas duas últimas semanas, o divertido e gratuito Bubble Ball atingiu a incrível marca de 2 milhões de downloads na loja de aplicativos móveis da Apple.

Apesar de alguns sites afirmarem que o programa desbancou Angry Birds,  o software da Rovio é pago, enquanto que o Bubble Ball é gratuito, ocupando rankings diferentes.

“Fiquei muito impressionado. Quando lancei o app, não esperava que fosse tão bem”, disse o jovem criador Robert Nay, que desenvolveu seu primeiro site quando cursava a terceira série.

Não basta ser mãe
A mãe do jovem prodígio, Kari Nay, disse ainda que ajudou o filho a desenvolver alguns dos enigmas do game, criado em pouco mais de um mês. Mas garante que todo o conceito e trabalho restante foi feito pelo garoto.

Pelo visto é bom Mark Zuckerberg, que criou o Facebook "só" na faculdade, se cuidar...

- Trailer de "Bubble Ball" (http://migre.me/3HcPM)

Fonte: http://bit.ly/eaRYAQ

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Microsoft libera site para testes de HTML 5


Gerido pelo Interoperability Strategy Group da Microsoft, site servirá para testes de uso do novo padrão para a Web.

Já no ar o HTML5 Labs, da Microsoft. Trata-se de um site de testes para programadores experimentarem com as especificações iniciais do padrão HTML5.

Administrado pelo Interoperability Strategy Group da Microsoft, o HTML5 Labs será a fábrica de testes da Microsoft para protótipos com especificações definidas pelo World Wide Web Consortium (W3C), que apoia o HTML5 para aplicações multimídia na Web.

“Esses protótipos vão nos ajudar a estar em contato com as comunidades de programadores durante implementações com base nas especificações iniciais do padrão, que vão permitir gerar informação para melhorar eventuais normas”, assegura Jean Paoli, gestor para a estratégia de interoperabilidade da Microsoft. “Permite também dar à comunidade alguma visibilidade sobre essas especificações que consideramos interessantes, mas que ainda não estão a ponto de serem consideradas prontas para serem incorporadas oficialmente a produtos e serviços”.

Os protótipos iniciais disponíveis no site incluem:

1 - IndexedDB - Projeto de especificação W3C para armazenar grandes quantidades de dados estruturados no browser. Usa índices que permitem uma performance nas pesquisas sobre os dados.

2 - WebSockets - Tecnologia projetada para simplificar a complexidade em torno do canal de comunicações bidireccional e "full-duplex" sobre um único "socket" TCP. Pode ser executado em browsers e servidores Web e usado por qualquer aplicação cliente ou servidor. A WebSockets API está a ser normalizada pelo W3C.

“Queremos que os programadores experimentem estes protótipos e nos digam se as APIs são utilizáveis. Estamos disponibilizando-as para ajudar a melhorar as especificações finais”, reafirma Paoli.

No site HTML5 Labs a Microsoft adverte que as especificações são instáveis e podem sofrer alterações.

A Microsoft planeja suportar o HTML5 no Internet Explorer 9. Através do HTML5 Labs, os programadores também ganham uma base estável para fazer experiências com o IE9, segundo a empresa.

“Com muitas tecnologias HTML5 ainda em desenvolvimento, a nossa abordagem é oferecer aos programadores as melhores escolhas e evitar falsos dilemas em torno do suporte à norma”, diz Dean Hachamovitch, vice-presidente para o IE da Microsoft.

Apesar de o Silverlight, da Microsoft, ser visto como concorrente do HTML5, a empresa assegura ter planos para suportar Silverlight e HTML5 em seus produtos Web.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

3 conselhos para seu perfil no LinkedIn brilhar em 2011


Maioria dos perfis está recheada de chavões como "dinâmico", "inovador" e "foco em resultados". Se é o seu caso, está na hora de uma revisão.

Se seu perfil no LinkedIn inclui qualquer um desses termos _ “dinâmico, motivado, orientado a resultados e solucionador de problemas com testemunhos de eficiência comprovada” _  provavelmente chegou a hora de uma atualização.
Esta semana o LinkedIn divulgou os 10 termos mais usados em perfis de usuários americanos – e que, segundo o serviço, são ambíguos e não querem dizer realmente nada.
“Esses são os chavões que as pessoas veem com frequência na mídia – e, portanto, refletem o que leem e ouvem”, diz Lewis Howes, autor de “LinkedWorking: Generating Success on the World’s Largest Professional Networking Website”.
“Eles buscam estas palavras automaticamente porque pensam que é o que as pessoas querem ouvir. O fato é que, se todo mundo as usa, está na hora de descobrir um jeito de se destacar.”
Fenômeno global
Os Estados Unidos não estão sozinhos nesse uso exagerado de chavões. Estados Unidos, Canadá e Austrália usam em excesso a frase “ampla experiência”, de acordo com o LinkedIn. Brasil, Espanha e Índia abusam do termo “dinâmico”. No Reino Unido, “motivado” aparece bastante. Na França, Alemanha, Itália e Holanda, a palavra número um da lista das mais utilizadas é “inovador”.
Quer começar o ano novo de forma realmente nova? Eis três mudanças rápidas que você poderá aplicar agora mesmo em seu perfil no LinkedIn para assegurar que seu perfil se destacará diante dos outros.
1:: Mantenha seu perfil simples
Leia seu perfil. Culpado por abusar dos chavões? Em caso afirmativo, remova-os e comece seu perfil do zero – e busque dizer as coisas de forma simples. Quando tiver terminado, pergunte-se a si mesmo se uma criança de 12 anos entenderia o básico do que você quis dizer, aconselha Howes.
“O segredo é usar palavras simples para explicar a outros quem você é, o que faz e como pode ajudá-los”, explica. “Essa é a mensagem que você quer passar. Mantenha-a clara e certifique-se de que seja facilmente compreendida.”
2:: Palavras-chave são fundamentais
Um dos erros mais comuns, adverte Wayne Breitbarth, autor do “The Power Formula for LinkedIn Success”, é aderir ao LinkedIn com um propósito.
“Se você não sabe por que está lá, como poderia elaborar uma estratégia?”, pergunta o autor.
Breitbarth recomenda dedicar algum tempo para determinar o que você espera obter do serviço. Então, desenvolva uma lista de palavras-chave apropriadas que as pessoas poderiam usar para encontrá-lo no LinkedIn.
Se você é um consultor de TI, suas palavras poderiam ser “TI”, “consultor” e “consultor de tecnologia”. Distribua o uso dessas palavras em seu perfil, mas evite abusos, aconselha.
3:: Incremente seu perfil com Add-Ons
O LinkedIn oferece diversos aplicativos e recursos de laboratório que podem ajudar a incrementar seu perfil. Um deles é obrigatório, diz Howes: o app SlideShare Presentations, que lhe permite carregar um vídeo de apresentação.
“Se você pode se diferenciar de outros profissionais, então será notado”, diz Howes.
Grave um vídeo de si mesmo com no máximo um minuto e meio de duração. Nele, procure sintetizar o conteúdo de seu perfil. Inclua uma rápida introdução de quem você é, o que faz, como pode ajudar outros e a melhor forma de ser contatado – telefone, Skype ou e-mail, por exemplo.
Tenha o cuidado de se vestir adequadamente, grave o clipe com boa iluminação e agradeça a todos que visitam sua página, acrescenta Howes.
Para carregar seu vídeo no LinkedIn, visite a página Upload do app SlideShare do LinkedIn. Quando o vídeo estiver carregado, você será levado a uma página de vídeo para, de lá, compartilhar o conteúdo no LinkedIn, Twitter e outras redes sociais.
Fonte:  http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/12/17/3-conselhos-para-seu-perfil-no-linkedin-brilhar-em-2011/

Antes de remover o pen drive do PC é preciso desativá-lo?



DEPENDE. O comando Remover Hardware com Segurança, que é exibido quando se clica no ícone correspondente na área de notificação do Windows, assegura que não haja corrupção de arquivos ao desacoplar o dispositivo.

Mas é possível desconectar um pen drive com segurança sem avisar ao sistema. Para isso, não deve haver arquivos do pen drive abertos para edição nem sendo copiados ou movidos.

Além disso, o Windows deve estar configurado para fazer a gravação de dados da maneira padrão. Há um modo alternativo em que o sistema mantém os dados na memória para acesso rápido e faz a gravação depois. Se esse modo for usado, é obrigatório desativar o drive antes de removê-lo.

Para verificar isso, abra a pasta Computador (Meu Computador no Windows XP). Clique com o botão direito no ícone do pen drive e escolha Propriedades. Acione a guia Hardware, selecione o dispositivo e clique no botão Propriedades. Ative a guia Diretivas e confira a configuração.

Fonte: http://twurl.nl/xahiss

PlayStation Phone chega à China






Fãs de games devem ter sido enxotados pela equipe de limpeza do stand da Sony na CES 2011. Isso porque não chegou o que eles — e nós — mais esperavam. O PlayStation Phone (ou Zeus Z1) foi prometido para a Mobile World Congress, que ocorre na Espanha em fevereiro. Mas parece que chineses já botaram a mão no gadget.

Um dos pontos altos do aparelho, por enquanto, é seu índice de quadros por segundo, medido pelo aplicativo Neocore. Segundo a equipe do site it168, o aparelho chegou a 59,1 no benchmark. A taxa é fruto do Snapdragon QSD8255 de 1 GHz pareado com a GPU Qualcomm Adreno 205.

A memória RAM é de 512 MB, capacidade igual à da memória interna. A tela do aparelho mede 4 polegadas com resolução de 854 x 480 pixels. Para aguentar a CPU e o display, ele tem uma bateria de 1.500 mAh, também já revelada.

Outros recursos são a câmera traseira de 5 megapixels de resolução com flash de LED, uma microUSB e uma entrada para cartões microSD. O layout do smartphone lembra bem o do PSP, mas sua configuração, se tudo se confirmar, será superior.

Fonte :http://twurl.nl/ku7oa4

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

IBM promete projeção holográfica 3D em cinco anos

IBM promete projeção holográfica 3D em cinco anos. A projeção holográfica não traria benefícios apenas para ver se seus amigos engordaram: a visualização de dados científicos é uma área cada vez mais importante.

Cinco em cinco

A IBM anunciou o seu programa "Next Five in Five" - uma lista de cinco inovações que têm potencial para mudar a maneira como as pessoas trabalham, vivem e se divertem dentro dos próximos cinco anos.

Segundo a empresa, as tecnologias foram selecionadas com base em tendências sociais e de mercado, e na disponibilidade de tecnologias emergentes nos laboratórios da empresa que podem permitir tornar realidade essas inovações futuristas. São elas:

* Você poderá interagir com seus amigos por meio de hologramas 3-D
* As baterias vão usar o ar ambiente para alimentar nossos equipamentos eletrônicos
* Você não precisará ser um cientista para ajudar a salvar o planeta
* Seu deslocamento no trânsito será personalizado
* Os computadores vão ajudar a energizar sua cidade

Projeção holográfica 3-D


Segundo a empresa, nos próximos cinco anos, as interfaces 3-D que hoje só são vistas no cinema vão permitir que as pessoas interajam com hologramas 3-D dos seus amigos em tempo real.

O cinema está se movendo firme rumo às projeções 3-D. Todos os grandes fabricantes de televisores estão seguindo o mesmo caminho, embora ainda não esteja claro se a tecnologia se firmará no mercado, devido tanto às suas deficiências naturais - o incômodo dos óculos e o mal-estar provocado em algumas pessoas - quanto à falta de programação 3-D nativa.

Os analistas da IBM acreditam que este último problema está com os dias contados, graças à miniaturização e ao barateamento das câmeras 3-D, que já estão no mercado, o que logo permitirá que câmeras 3-D sejam tão comuns quanto as câmeras digitais 2-D de hoje.

Mas projeção holográfica é outra coisa, e a tecnologia está longe de se tornar madura, tecnicamente eficiente e barata para chegar ao consumidor final - somente em Novembro do ano passado foi feita a primeira demonstração realista de um vídeo holográfico 3-D.

A IBM está mais otimista: "Os cientistas estão trabalhando para melhorar o vídeo-chat, para que ele se torne um chat holográfico - ou telepresença 3-D," afirma a empresa. "A técnica utiliza feixes de luz refletida pelos objetos e reconstrói uma imagem desses objetos, uma técnica similar à que os olhos humanos usam para ver as coisas ao seu redor."

A projeção holográfica não traria benefícios apenas para ver se seus amigos engordaram: a visualização de dados científicos é uma área cada vez mais importante - sejam os dados das colisões de partículas no LHC, do dobramento de proteínas ou simplesmente de um mapa-múndi, que causa distorções ao ser mostrado em 2-D.

Os cientistas da IBM já estão trabalhando em novas maneiras para visualizar dados em 3-D, em uma tecnologia que permitirá aos engenheiros entrar dentro dos seus projetos - sejam edifícios ou programas de computador -, fazer simulações de como as doenças se espalham ao redor de globos interativos 3-D, e visualizar as últimas tendências no Twitter - tudo em tempo real e com pouca ou nenhuma distorção.

Melhores baterias, baterias a ar e sem bateria

Cientistas já demonstraram que uma bateria a ar pode durar até 10 vezes mais do que uma bateria de lítio tradicional.

Uma bateria de ar-silício, por sua vez, em escala de laboratório, demonstrou uma durabilidade imbatível para os padrões atuais.

A IBM também aposta na tecnologia, assim como na possibilidade de capturar a energia do ambiente e de simplesmente reduzir a necessidade de eletricidade exigida pelos aparelhos eletrônicos.

"Repensando o bloco básico de construção dos dispositivos eletrônicos, o transístor, a IBM pretende reduzir a quantidade de energia por transístor para menos de 0,5 volt. Com uma demanda de energia tão baixa, poderemos nos livrar totalmente das baterias em alguns dispositivos, como telefones celulares ou leitores eletrônicos," garante a empresa.

Mas meio volt não é o mesmo que zero volt: "O resultado seriam dispositivos eletrônicos sem bateria, que poderiam ser carregados utilizando uma técnica chamada captura de energia. Alguns relógios de pulso usam essa técnica hoje - eles não exigem corda e se recarregam com base no movimento do seu braço. O mesmo conceito poderia ser usado para carregar telefones celulares - seria balançar e discar."

Ou balançar e ver se alguém está ligando para você - dependendo do seu nível de interação, a mensalidade da academia poderá ir direto para a poupança. Chips que geram sua própria energia e minigeradores que capturam energia das vibrações do meio ambiente parecem ser alternativas mais adequadas.

Na mesma linha estão as possibilidades de uma futura tecnologia capaz de viabilizar os carros elétricos.

Ajude a salvar o planeta

Considere-se um sensor ambulante.

Dentro de cinco anos você terá sensores embutidos em seu celular, em seu carro e até em sua carteira.

Esses sensores vão coletar dados que darão aos cientistas uma imagem em tempo real do seu ambiente.

Dentro do conceito de cientista-cidadão você poderá ceder seus dados para ajudar nas pesquisas climáticas, combater o aquecimento global, salvar espécies em extinção, rastrear plantas invasoras ou animais que ameacem os ecossistemas ao redor do mundo e até alertar sobre tsunamis.

A riqueza de dados certamente aumentará nos próximos cinco anos, mas você pode se tornar um cientista-cidadão já: seu computador pode ajudar a encontrar ETs e processar dados do LHC, seu videogame pode ajudar a encontrar a cura para doenças e seu notebook pode ajudar a detectar terremotos.

Trânsito personalizado e reciclagem do calor

Já pensou nunca mais chegar atrasado a um compromisso por problemas no trânsito?

"Nos próximos cinco anos, tecnologias analíticas avançadas vão fornecer recomendações personalizadas que levarão os passageiros aonde eles precisam ir no menor tempo possível."

Sistemas de tráfego adaptativos vão aprender intuitivamente os padrões e o comportamento dos viajantes, fornecendo informações sobre rotas que não estão disponíveis com os "simples GPS" de hoje - uma verdadeira internet dos carros.

E, segundo a IBM, os computadores vão ajudar a gerir e até prover a energia necessária para as cidades.

A ideia é aproveitar o calor gerado pelos computadores e data-centers para substituir os aquecedores no inverno e gerar energia para alimentar os aparelhos de ar-condicionado no verão.

Uma nova tecnologia de resfriamento de chips, que já está em testes, promete coletar o calor diretamente no interior dos processadores, otimizando a reciclagem desse calor e evitando que ele simplesmente se disperse pela atmosfera.

Agora é só esperar cinco anos e conferir a realidade.

Fonte:http://twurl.nl/d34siq