Mais econômicas e com vida útil mais longa, as lâmpadas de LED são o próximo passo da iluminação doméstica.
Preço e potência são obstáculos à adoção da tecnologia, mas uma navegada pelas lojas online dos Estados Unidos mostra que o cenário está ficando favorável à popularização das lâmpadas LED.
É possível encontrar nos sites de e-commerce uma lâmpada de LED de 3 watts (equivalente a 25 watts de uma lâmpada incandescente) por US$ 11. A potência é baixa, suficiente apenas para um abajur. Mas já existem lâmpadas mais poderosas, como a Ambiente LED, da Philips, de 12 watts (equivalente a 60 watts), que já permite iluminar um pequeno ambiente por US$ 40.
O preço é bem mais alto do que de uma lâmpada incandescente ou fluorescente, mas é preciso considerar que as lâmpadas LED não queimam e têm a vida útil mais longa: se for usada durante 6 horas por dia, a lâmpada LED de 3 watts citada acima dura 44 anos e a Ambiente LED, 11 anos. Depois desse tempo, a lâmpada ficará mais fraca. Nesse mesmo parâmetro, a lâmpada incandescente dura cerca de 165 dias e, a fluorescente, por volta de 4 anos.
Além de apresentaram maior eficiência energética, as lâmpadas LED oferecem outra vantagem ao ambiente: não contém metais pesados como mercúrio, presentes nas fluorescentes, o que facilita o descarte delas. Alguma dúvida de que em breve as lâmpadas de LED estarão por toda a sua casa?
Fonte: http://twurl.nl/56b8kf
Nenhum comentário:
Postar um comentário